No verão, o protetor solar é um dos itens mais indispensáveis. Com o calor e o sol forte, a população não arrisca se expor sem se proteger contra os raios ultravioletas. O que muita gente não sabe é que, mesmo nos dias de chuva e frio, a proteção continua sendo necessária.
Nas épocas mais quentes do ano, os raios UVB são os mais predominantes; são eles que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares. Quando o sol está mais fraco, por exemplo, no inverno e no início da manhã e fim da tarde, são os raios UVA que continuam sendo emitidos. Por muito tempo, acreditou-se que esses raios eram inofensivos, pois não causam queimaduras na derme.
Hoje em dia, já se sabe o que o raio UVA é o responsável pelo melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele. Também é um dos causadores do envelhecimento precoce, pois penetra profundamente na derme, destruindo as fibras de colágeno que dão sustentação ao tecido.
Para garantir que todo o tipo de radiação solar passe batido, é importante utilizar o protetor solar durante todo o ano, mesmo em dias nublados. O FPS mínimo indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é o 30, independentemente da cor da pele.